Seg, 28 de novembro de 2011, 19:31

I Encontro Estadual de Educação a Distância já deixa saudades

A primeira edição do Encontro Estadual de Educação a Distância ocorreu no município de Estância, entre os dias 24 e 26 de novembro. Durante os três dias de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de mini-cursos, apresentar comunicações, além de presenciar a conferência do Professor Agnaldo Arroio (USP), que falou sobre as "Contribuições das narrativas audiovisuais: produção, autoria e autonomia". O evento causou repercussão nacional e, durante algum tempo, foi o assunto mais buscado nos sites da Capes e da UAB nacional.

O Professor Carlos Menezes de Souza Júnior, coordenador do polo de apoio presencial na cidade, sempre muito atento e dedicado, disse que o evento foi um marco na história da educação do município. “Esperávamos cerca de 700 participantes, mas, às vésperas do evento, tínhamos efetivado apenas a metade das inscrições esperadas. Na manhã do dia 24, dia da abertura, a surpresa: o número de inscrições mais que dobrou. Em todos os dias o auditório manteve uma média considerável de público, que participou ativamente durante todo o tempo", relatou ele. A organização do evento trabalhou com afinco para oferecer aos participantes o melhor atendimento e para atender, na medida do possível, às demandas que iam surgindo. "O evento foi um divisor de águas. Os alunos sairão daqui com outro olhar sobre a educação a distância e sobre a importância de participar de eventos acadêmicos como esse", completou o coordenador.

As atividades propostas abordaram parte do amplo campo de pesquisa voltado para a modalidade de ensino, a exemplo dos mini-cursos ministrados pelos professores Ozéas Péricles Damasceno (Objetos Virtuais de Aprendizagem), Silvânia Santana Costa (Estágio Supervisionado do Ensino na Educação a Distância: desafios e possibilidades) e Fábio Figueirôa (Planejar, Organizar, Administrar e Montar Didaticamente Salas Virtuais no Moodle).

Para o Professor Hermeson Menezes (Unit), que também coordenou um mini-curso, foi possível perceber que os alunos entenderam a importância de participar de eventos assim, que promovem a integração entre alunos e entre alunos e professores/pesquisadores, possibilitando a troca de experiências e o amadurecimento acadêmico e a produção científica. "Os alunos participaram bem, tiraram dúvidas, trocaram experiências e puderam interferir a cada momento nas discussões. Houve GT em que havia 150 pessoas, entre ouvintes e expositores (havia gente também de outros estados, como os de Alagoas, Bahia e Minas Gerais). É interessante ressaltar que não foi preciso nenhum artifício para mantê-los ali, participando ativamente das atividades. Eles estavam ali pois queriam estar, participar mesmo", relatou Hermeson.

Para o vice-diretor do Cesad, Professor Fábio Alves, o sucesso do evento é indiscutível, restando à coordenação do evento o devido reconhecimento e a tarefa de avaliar o encontro e já pensar nas próximas edições do mesmo, além de nas atividades que serão realizadas em 2012. Para ele, a participação intensa dos alunos foi surpreendente, principalmente por ter sido um evento estritamente acadêmico. "Devido ao sucesso obtido, pretendemos tornar o evento ainda maior, transformá-lo em Regional. Isto porque, na próxima edição, com prazos mais largos para a organização e a divulgação e com recursos adequados, o seu crescimento é, desde já, inevitável”, explica o vice-diretor.

Será elaborado um relatório e enviado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), relatando as conquistas obtidas com o encontro. A idéias é conseguir que cada umas das instituições contribua, cada uma à sua maneira, com a regularidade e a ampliação do evento. Pretende-se, com a primeira, conseguir os estratos indicativos da qualidade, atribuídas a periódicos e eventos - A1, o mais elevado. Com a segunda, pretende-se ampliar o aporte de recursos que será utilizado no evento de 2013 - já que o evento deve ser realizado a cada dois anos, em função dos padrões de qualidade adotados pela Universidade Federal de Sergipe.

Atualizado em: Qua, 30 de novembro de 2011, 06:05