Ter, 24 de abril de 2012, 12:20

Aconteceu o I Encontro de Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia
Dsc07411

O I Encontro de Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia aconteceu nos dias 24 e 25 de abril na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A primeira edição do evento teve como objetivo principal o de elucidar os caminhos fundamentais na produção dos trabalhos acadêmicos, para isso se voltou para a articulação da teoria e da prática no ensino, além de esclarecer as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e incentivar a construção do pensamento científico. A Profª Msc. Elis Regina Silva Oliveira, organizadora do evento, esclareceu que os alunos tinham muitas dificuldades ao fazer os relatórios de estágio e também com as normas da ABNT, então a partir destas angústias, ela idealizou esse evento.

#IMG#

O encontro teve início na manhã do dia 24/04, seguiu pela tarde e por todo o dia seguinte. A abertura solene foi realizada pelos Prof°Dr.Hélio Mário de Araújo e Fábio Alves, vice-diretor do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad) e a primeira palestra, proferida pelo Profº Dr. José Eloízio da Costa, teve como tema “Ética, Pesquisa e Mercado”.

Os palestrantes e os organizadores do evento se mostraram bastante satisfeitos e surpresos com a grande quantidade de alunos que compareceram. A professora Elis Regina afirmou estar muito feliz com tudo, “Nós fizemos uma estimativa de 150 pessoas, fechamos hoje, mas ainda têm pessoas que querem participar e, infelizmente, já foram encerradas as inscrições porque já estamos em torno de 187 pessoas”. Disse também que os alunos estão reagindo muito bem, participantes e incessantes na busca pelo saber. Rosemeire Marcedo, coordenadora da Formação Continuada do Cesad, afirmou “É uma oportunidade de os alunos estarem aqui, trocarem ideias e experiências. Nós temos representantes de todos os polos praticamente, então os alunos aderiram mesmo à ideia. Nós esperávamos que eles se envolvessem, mas não de forma tão acentuada.” O primeiro palestrante do dia, o professor José Eloízio, se mostrou igualmente satisfeito com o evento, declarou que “Dois fatores são importantes, primeiro a vinda dos alunos, que só têm contato com a UFS via polo, e agora estão fisicamente presentes, eles têm o sentimento de que são alunos iguais a qualquer outro do presencial. E o segundo aspecto é o debate. É importante não só o cotidiano, que é o ensino virtual, mas também trazer o aluno e atualizá-lo dentro dessa perspectiva de estágio e a própria importância que o ensino tem na formação dos alunos.”.

Os alunos, vindos dos mais variados polos, se mostraram felizes com a oportunidade de aprendizagem e de atividade completares. Rozana Ferreira, vinda de Arauá, declarou que “É uma oportunidade grande para os alunos que vão fazer o estágio de se aprimorar, de ter mais conhecimentos, como fazer o relatório de uma forma mais correta.” Jhemison Santos, de Nossa Senhora das Dores, concorda “Vim para tirar minhas dúvidas, que ainda são muitas por ser a distância.” Assim com Dayseane Costa, “Estou aqui para saber como funcionam esses estágios, para me especializar mais e aprender.” E sua colega, Quitéria Alvez, ambas de São Domingos, “Está valendo a pena, sair de casa, conhecer outras pessoas.”.

O evento acontece no auditório da didática V, na UFS, polo de São Cristóvão. A palestra de encerramento foi proferida pela Profª Drª Vera Maria dos Santos sobre a importância da pesquisa para os alunos do ensino a distância.

Clique aqui e veja as fotos do evento!

Gabriela de la Vega

Atualizado em: Qua, 16 de maio de 2012, 07:04