Seg, 30 de abril de 2012, 05:38

Evento realizado em Brejo Grande superou as expectativas

A II Semana do Polo de Brejo Grande superou toda e qualquer expectativa. Durante os três dias de evento o público, interessado e super participativo, lotou os espaços destinados às atividade do encontro. Com o tema “Gênero, Etnia e Raça: Identidades em Debate”, o objetivo da semana foi o de apresentar temas reflexivos a respeito da vida e comportamento do ser humano perante a sociedade e de compreender a origem, os conceitos e fatos históricos relacionados ao processo de identidade. Além de analisar o papel da escola e da cidadania nessas relações de gênero e raça. As palestras e mesas redondas abordaram temas variados, relacionados ao preconceito racial, a identidade e diversidade cultural, a consciência negra e indígena, e também temas que podem ajudar aos futuros professores formados pelo ensino a distância a lidar com a diversidade cultural em sala de aula. Os minicursos foram realizados no domingo, 29.

Rosemeire Marcedo, coordenadora de Formação Continuada do EaD (Ensino a Distância), explicou que os temas surgem a partir de necessidades dos próprios polos. “A maior parte dos nossos alunos é composta de professores e tem algumas legislações, por exemplo, essa questão do negro, que eles não têm um domínio, não têm uma reflexão, não têm uma posição acadêmica, eles ficam ou com o que a mídia esclarece para eles ou com o que eles têm acesso ali no espaço restrito. São 3 dias apenas, é claro que a gente só vai provocar mesmo as pessoas a refletirem, não é uma coisa que será consolidada, a ideia é que eles reflitam um pouquinho sobre.Mas principalmente com essa preocupação: a formação com os formadores. Porque eles trabalham com a formação das crianças, adolescentes, então se eles não têm uma visão esclarecida sobre esses temas, imagine que tipo de formação eles vão estar passando”, explicou Rosimeire.

A sessão solene de abertura do evento contou com a participação do Prof° Antônio Ponciano Bezerra, diretor do Centro de Educação Superior a Distância. A coordenadora do polo de Brejo Grande, Maria do Carmo Birá, que ajudou na escolha do tema do evento, se mostrou bastante satisfeita com o decorrer do evento e afirmou que as expectativas sempre foram as melhores possíveis.

Para o Prf. Msc. Hermeson Alves de Menezes, coordenador de material didático do Cesad e pesquisador de material didático, eventos como esse são a oportunidade perfeita para a troca de experiências e a discussão de temas importantes que, às vezes, são subvalorizados. “Em primeiro lugar, é importante destacar que esses eventos já são programados dentro do calendário acadêmico do Cesad, os polos estão direcionados a realizar esses eventos. A minha expectativa era muito grande porque esses eventos trazem várias oportunidades. Para os alunos, terem algum aprofundamento em temáticas específicas, nesse caso, a diversidade. Eles também servem de encontro de tutores, professores e alunos, que é uma coisa que os alunos cobram bastante, embora o curso seja semi-presencial. E é um espaço muito importante para discussão dos temas que estão presentes nos cursos a distancia. A gente já tem experiência que a participação dos alunos nesses eventos é muito grande, então a gente também esperava que não fosse diferente nesse de Brejo Grande”, explicou Hermeson.

Para ele, eventos como esse são a oportunidade perfeita para a troca de experiências e a discussão de temas importantes que, às vezes, são subvalorizados. “Ministrei uma palestra sobre Silvio Romero e o mestiço, a ideia de Silvio Romero sobre a constituição da identidade nacional, Silvio Romero foi tema da minha monografia do curso de História. No domingo, ministrei um minicurso sobre a produção de material didático para a diversidade. Acho que, mais uma vez, tivemos espaço para discutir esses assuntos. Para que, para quem, como se faz um material voltado para o ensino das diversidades”, finalizou.

Atualizado em: Seg, 30 de abril de 2012, 05:39