Qui, 21 de maio de 2020, 18:04

Álcool produzido no Campus Itabaiana já beneficia quatro municípios
No total, o campus já produziu mais de 800 litros de álcool 70% glicerinado e 450 kg de álcool gel
140L do produto foram entregues para o município de Areia Branca. (foto: Arquivo pessoal)
140L do produto foram entregues para o município de Areia Branca. (foto: Arquivo pessoal)

A produção de álcool no Campus Itabaiana não para e o produto indispensável no trabalho de combate ao coronavírus já beneficia o quarto município da região. “Após atendermos demandas dos municípios de Itabaiana, Campo do Brito e Ribeirópolis, chegou a vez de colaborarmos com o município de Areia Branca”, informou o professor Silvânio Costa, coordenador do Laboratório de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (LTMA) da UFS.

Dessa vez ele e equipe produziram 140 litros de álcool 70% glicerinado, que foram entregues nesta quinta-feira, 21, quando o pessoal da Prefeitura de Areia Branca foi buscar o material no Campus Itabaiana. No total, já foram produzidos mais de 800 litros de álcool 70% glicerinado e 450 kg de álcool gel.

“Os municípios de Itabaiana, Campo do Brito, Ribeirópolis e Areia Branca forneceram o álcool comercial e nós o transformamos nos produtos adequados à sanitização e higienização”, explicou o professor, que integra o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECIA) e o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PRORH).

A ação integrada entre professores, técnicos e alunos do Departamento de Química da UFS/Campus Itabaiana (DQCI), Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e LTMA da UFS São Cristóvão, em parceria com as prefeituras, contribui para melhorar o atendimento no Hospital Regional de Itabaiana e nos postos das redes de saúde municipais.

Além do professor Silvânio Costa, a equipe da UFS que produz o álcool gel no Campus de Itabaiana é formada pelos professores Valéria Barros (DQCI), vice-diretora do Campus, José Ronaldo Santos (DBCI), Luciano Fraga (DQCI) e Renata Kaminski (DQCI), que tem duas alunas orientandas da pós-graduação também envolvidas, Bárbara Vasconcelos e Camila Lima.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor


Atualizado em: Qui, 21 de maio de 2020, 20:47
Notícias UFS