Institucional

A Universidade Federal de Sergipe instituiu, em 2006, o Centro de Educação Superior a Distância, consolidado pela Resolução nº 49/2006/CONSU e adesão em 2007 ao Programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB, para atender as demandas sociais de formação de licenciados e bacharéis. Com isso, houve o ingresso de grupos mais diversificados nos cursos superiores mediante o aproveitamento das tecnologias da informação e da comunicação, que promoveram alterações históricas significativas nos modos de ensinar e aprender.


Em parceria com o Governo do Estado e municípios sergipanos, a implantação do Programa de Universidade Aberta do Brasil, pela Universidade Federal de Sergipe, assegura a visibilidade de uma política de democratização do acesso ao ensino superior. A implantação ocorreu em 2007 com a oferta de sete cursos de licenciatura e um bacharelado: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras-Português, Matemática, Química e Administração Pública. Atualmente, o Cesad incorporou outros cursos: Letras-Espanhol, Letras-Inglês e Filosofia. A oferta foi distribuída aos treze polos de apoio presencial, localizados nos municípios sergipanos de Arauá, Brejo Grande, Carira, Estância, Japaratuba, Lagarto – Colônia Treze, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, São Cristóvão e São Domingos.


Graças à implementação dos polos de apoio presencial, os cursos a distância, sem a obrigatoriedade de deslocar o aluno de sua comunidade, possibilitaram o acesso à universidade de uma considerável parcela da população sergipana que estava à margem da educação superior. Os alunos do ensino a distância então tiveram a oportunidade de receber uma formação e diplomação compatível ao recebido pelos estudantes dos cursos presenciais, uma vez que a modalidade do ensino a distância adota princípios e fins pedagógicos idênticos aos dos cursos presenciais. Os esforços, portanto, avançam para o enfrentamento dos desafios apresentados diariamente no intuito de manter a qualidade necessária. Outra realidade que está promovendo mudanças relevantes no Estado é a oferta dos cursos de pós-graduação, em nível de especialização, oferecidos pelo Cesad: Gestão Pública, Gestão em Saúde, Gestão Municipal e Gestão de Políticas Públicas com Foco em Gênero e Raça, quando permite o aperfeiçoamento gratuito e competente aos que trilham o caminho do saber sistematizado.


Em suma, o apoio para a manutenção do programa parte de uma força conjunta entre a Universidade Aberta do Brasil – UAB e a SEED/MEC, que subsidiam aquisição de equipamentos e estruturação do Cesad, seja no âmbito de gerenciamento humano ou de outros recursos, além da satisfação de contribuirmos com a inclusão social.

Notícias