Seg, 03 de outubro de 2022, 16:32

Canais universitários têm audiência histórica em transmissão
Exibição ao vivo do canal da TV UFS no YouTube alcançou mais de 260 mil visualizações
Fotos: Rádio UFS

Foram quase 8 horas de transmissão ao vivo, em que a TV UFS e a Rádio UFS levaram à população sergipana a mais completa cobertura da votação do primeiro turno das Eleições 2022. A programação movimentou as emissoras universitárias neste domingo, 2, envolvendo mais de 20 profissionais e estudantes na transmissão, produção de reportagens especiais sobre o pleito e na operação técnica.

As emissoras iniciaram a transmissão multiplataforma por volta das 15h, com a contagem regressiva para o início da apuração dos votos, entrevistas com pesquisadores e reportagens especiais.

No canal da TV UFS no YouTube, a programação ao vivo durou 7h40, alcançando a impressionante marca de 260 mil visualizações ao final da transmissão e de quase 8,5 mil picos simultâneos.

Cobertura elei  es tv r dio ufs3

Para Maíra Bittencourt, da Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav), o desempenho reflete a credibilidade da comunicação pública no momento em que a audiência procura por confiabilidade nas informações.

“Percebe-se, nos últimos anos, uma tentativa de descredibilizar a imprensa. Agora, vemos um movimento de retorno das pessoas à imprensa tradicional, inclusive e principalmente para a comunicação pública, como um espaço confiável”, observa a diretora.

A diretora avalia que houve um movimento de pessoas procurando um veículo que não tivesse compromisso político. “A comunicação pública entra nesse espaço: não temos compromisso comercial, não temos compromisso partidário, então temos o crédito de quem está ali para levar informação”, completa Maíra. “Essa quantidade de visualizações é um retorno disso, da procura da comunidade por uma comunicação que busque trazer informação com imparcialidade”, arremata.

Na 92.1 FM, a programação especial começou às 6h com boletins de hora em hora sobre a movimentação em todo o país. Ao meio-dia, o programa Conexão Eleitoral apresentou reportagens e entrevistas com pesquisadores da UFS, com foco em questões de interesse nacional sobre política, educação, economia e saúde.

Cobertura elei  es tv r dio ufs2

O diretor da Rádio UFS e da TV UFS, Marcos Cardoso, chamou a atenção para a imprevisibilidade do resultado das eleições deste domingo como um ingrediente para o sucesso do trabalho de sua equipe.

“O resultado do primeiro turno das eleições 2022 foi imprevisível, com variações sobre quem liderava e com algumas surpresas no resultado. Essa imprevisibilidade aumentou a emoção de acompanhar a apuração que foi perfeitamente captada pelas equipes da Rádio UFS e da TV UFS, que fizeram a cobertura em tempo real de todo o evento até o final”, diz.

“O trabalho preciso e responsável de cobertura da apuração do primeiro turno é a consolidação da Rádio UFS e da TV UFS como veículos necessários à sociedade sergipana, confirmando a respeitabilidade do jornalismo realizado por esses órgãos da comunicação da Universidade Federal de Sergipe”, acrescenta o jornalista.

Cobertura elei  es tv r dio ufs

Expansão

Inaugurada em maio deste ano, a TV UFS pode ser sintonizada no canal 2.1 na TV aberta. Em sua fase experimental, o canal retransmite a programação nacional da TV Brasil, colaborando com envio de reportagens, como ocorreu neste domingo, com o aproveitamento de boletins sobre as eleições em Sergipe para a emissora nacional.

“No ano em que inauguramos o canal de TV, conseguimos esse alcance até então não alcançado, o que mostra que há um espaço para crescermos, não só na internet como no canal aberto, assim que começarmos a subir a programação a partir daqui”, projeta Maíra Bittencourt.

Eleições

As eleições gerais no Brasil, ocorridas neste domingo em primeiro turno, abrangeram os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente nos 5.570 municípios brasileiros.

Atualizado em: Seg, 03 de outubro de 2022, 16:37