Qua, 04 de abril de 2012, 06:30

UFS aprova licenciatura a distância em Filosofia
Pos em filosofia

Para iniciar atividades, curso aguarda agora parecer favorável da Capes

O Conselho Universitário (Consu) da UFS aprovou a criação do curso de graduação em Filosofia licenciatura na modalidade de educação a distância (EaD). O curso agora espera a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para iniciar suas atividades, mas a previsão é que já sejam disponibilizadas 200 vagas no próximo vestibular do Centro de Educação Superior a Distância da UFS (Cesad), que será em agosto.

O curso de Filosofia será ofertado nos polos de Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Segundo o coordenador do curso Everaldo de Oliveira, a intenção de criar o curso partiu do próprio Ministério da Educação (MEC). O DFL criou o projeto pedagógico, que depois precisou ser aprovado pelo Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), pelo Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe), e, por fim, pelo Consu.

A intenção é melhorar a formação e aumentar o número de professores de Filosofia nas escolas. De acordo com a Lei Federal N° 11684, de 2008, as disciplinas de Filosofia e Sociologia se tornaram obrigatórias no Ensino Médio em todo Brasil. No novo curso 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que não concluíram sua graduação ou lecionam numa área diferente de sua formação, como prevê o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O professor Everaldo, que atua no Departamento de Filosofia (DFL), conta que o curso a distância terá a mesma equipe do curso presencial, que é formada inteiramente por professores doutores. Ele lembra que recentemente o curso presencial de Filosofia passou por uma reformulação completa do currículo, e que o mesmo projeto atualizado serviu como base para criar o curso a distância.

“O departamento está fazendo um esforço para unir todos os projetos, que vão se complementar. Vamos usar a tecnologia para aumentar a qualidade e o alcance até os alunos. É uma formação a distância, mas não distante. Isso vai dinamizar a sociedade filosófica em Sergipe”, afirma o professor Everaldo.

O vice-diretor do Cesad Fábio Alves conta que boa parte do material didático e dos tutores necessários já existe, uma vez que diversos cursos estudam conteúdos da área de filosofia. Porém, será preciso contratar mais tutores e complementar o material com aulas de conhecimentos específicos da área. Ele afirma que, havendo a aprovação da Capes, tudo que o curso necessita será prontamente providenciado.

Conheça também o mestrado em Filosofia.

comunica@ufs.br

seg, 26/03/2012 - 08:51