Seg, 27 de agosto de 2012, 08:33

Equipe de Tecnologias da Informação do Cesad apresenta novidades para o próximo período letivo

Mesmo que a greve dos servidores federais já dure alguns meses, as atividades realizadas pelo Centro de Educação Superior a Distância, no que concernem os cursos de graduação e de formação continuada, foram mantidas integralmente. Por isso, já para o próximo semestre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conta com três novidades que prometem melhorar a vida acadêmica dos alunos. A primeira alteração foi feita no modo de acesso ao ambiente. Agora haverá uma senha única para todas as ferramentas do Cesad, sendo o próprio sistema, a partir do ingresso do login e da senha do usuário, que definirá a que parte do ambiente o aluno terá acesso. A tela de acesso também foi modificada, e possibilitará o acesso aos dois ambientes: graduação e formação continuada. Outra mudança importante foi a versão do Moodle (de 2.0 para 2.3), para corrigir alguns bugs (erros) e otimizar a utilização do sistema por parte do usuário. Também haverá um tema novo, mais limpo e mais fácil de ser utilizado. Outra novidade – já em fase de testes – é que a nova versão do Moodle possibilita a realização de webconferências, onde os professores poderão ministrar aulas virtualmente para todos os alunos vinculados às suas disciplinas. Por ser uma ferramenta nova e pela fase de testes constituir etapa indispensável para a definitiva implantação do recurso, ainda não há data definida para a sua liberação. Existe a possibilidade de a mesma ser utilizada num evento estadual que ocorrerá em breve, com o apoio do Cesad. Mas e se a internet falhar durante uma aula? Segundo informações da equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Cesad, como a qualidade do sinal de internet varia muito em algumas regiões do Estado, a nova versão do Moodle permite que as webconferências sejam gravadas para acesso posterior – evitando que o aluno seja prejudicado de alguma forma.

Veja em primeira mão as telas do novo AVA e do Moodle 2.3

Atualizado em: Seg, 27 de agosto de 2012, 10:12