Ter, 07 de maio de 2024, 10:46

UFS recebe calouros com Corredor Científico para iniciar o semestre letivo
Iniciativa promove interações entre docentes, discentes veteranos e calouros
Corredor Científico é composto por atividades recreativas e informativas. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) recepcionou nesta terça-feira, 7, com atividades recreativas e informativas, os seus novos estudantes. A passarela de pedestres, localizada entre as didáticas V e VI do Campus de São Cristóvão, foi o espaço escolhido para a montagem do Corredor Científico, iniciativa organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib).

No corredor, grupos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de apoio pedagógico e empresas juniores estão expondo os suas iniciativas e oportunizando o compartilhamento de experiências e vitrines tecnológicas, uma ação necessária em termos de aprendizado, conforme pontua o reitor da UFS, Valter Santana. "No início das atividades acadêmicas nada melhor do que os nossos calouros entrarem em contato com a vasta gama de grupos de pesquisa e extensão que nossa universidade possui, para que possam não só aprender mais, mas também se inspirar para que durante a jornada acadêmica possam também se engajar, produzindo conhecimento novo e consolidando o aprendizado que terão em sala de aula", disse o reitor.

(foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, a ideia é possibilitar interações entre docentes, discentes veteranos e calouros. “Estamos com mais uma edição do Corredor Científico e estamos contentes, porque grupos que participaram nas edições anteriores voltam a participar agora, mais organizados e com uma estrutura melhor. O Delib fez contato com todos os centros para a organização, possibilitando a realização de atividades e exposições nos três turnos, apresentando um pouco do que a UFS produz. A gente espera encantar mais ainda os calouros nesse momento de acolhimento deles aqui na universidade”, comentou Dilton.

Dilton Maynard é pró-reitor de Graduação da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Um dos estudantes que esteve no Corredor Científico foi Artur Reinan, que está ingressando no curso de Medicina. “Para nós, calouros, o Corredor Científico está sendo uma ótima apresentação também dos outros cursos, são muitos projetos diferentes. É uma excelente oportunidade para conhecer mais de perto a UFS e o seu principal objetivo, que é de ensino, pesquisa e extensão. Já serve como uma introdução para nosso futuro, para termos a iniciativa de procurar algum projeto de extensão que esteja sendo apresentado por aqui. Eu me sinto muito motivado a participar quando eu vejo os projetos de extensão que são apresentados no Corredor Científico”, relatou Artur.

Artur Reinan é calouro do curso de Medicina. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Consolidação

Responsável pela organização do Corredor Científico, a diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS, Fernanda Bispo, acredita que a iniciativa tem se consolidado como uma das principais atrações de acolhimento aos estudantes que iniciam os seus cursos na UFS. “O corredor 2024.1 é uma forma de reunirmos discentes, servidores, seus projetos e ações para recepcionar os novos estudantes da UFS. É uma pequena mostra do universo de possibilidades de pesquisa, extensão, entre tantas outras oportunidades que a UFS oferece. Com mais essa edição, estamos no caminho de fortalecer o Corredor Científico como uma tradição nas ações de acolhimento da UFS”, destacou a diretora.

Fernanda Bispo é diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS. (foto: Ascom UFS)

Ela enfatizou também que a programação do acolhimento não está restrita ao Campus São Cristóvão. “Fizemos reuniões prévias com os centros e campi, encaminhamos orientações e nos disponibilizamos, enquanto Prograd, a contribuir com as programações específicas. O Campus Itabaiana também está fazendo o seu corredor científico”, destacou.

Ação acontece na passarela de pedestres do Campus de São Cristóvão. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Os estudantes recebidos ficaram animados com as opções que encontraram ao chegar à universidade. E esse foi o caso de Alex Santos. “Agora posso dizer que sou estudante da UFS. Estou cursando Letras Português-Inglês e achei esse projeto do corredor uma iniciativa muito importante e interessante para nós, calouros. Amei a recepção, eles acolheram a gente de uma forma muito carinhosa e já desejo para os futuros estudantes que ingressarem na UFS que possam ter esse momento também”, disse Alex.

Alex Santos e Jane Karla são calouros do curso de Letras Português-Inglês. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Ele estava acompanhado pela estudante Jane Karla, que também cursará Letras Português–Inglês a partir deste semestre. “Estou achando tudo aqui bem interessante, achei que fui bem acolhida, a recepção está sendo muito boa e eu nunca tinha visto ou participado de uma ação assim, então eu gostei muito”, falou Jane Karla.

O corredor científico seguirá até a noite desta terça-feira, 07.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 08 de maio de 2024, 08:17