04 de maio a 30 de setembro

A tecnologia como ferramenta pedagógica é tema de Colóquio na UFS

Evento movimenta UFS

Durante o mês de abril, uma série de eventos tem sido realizada no âmbito da Educação a Distância. Um deles foi o Colóquio sobre Práticas Educativas e o Uso das Tecnologias Digitais – iniciativa da Universidade Federal de Sergipe, por meio do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad). Durante os dois dias de evento, professores, tutores e alunos aproveitaram o encontro para debater sobre a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramentas pedagógicas.

A Diretora Pedagógica do Cesad, professora Clotildes Farias, esteve presente e, durante sua fala na solenidade de abertura, ela frisou a importância da realização de eventos dessa natureza. Para Clotildes, o colóquio é uma atividade curricular que complementa a formação dos alunos e lhes faculta a integralização do Curso, porque fora desenvolvida como atividade de extensão. Segundo ela, “para além desses benefícios, esse tipo de atividade favorece a interação entre alunos, tutores e professores, possibilitando, ainda, trocas e experiências que extrapolam o âmbito das disciplinas. Para os alunos, trata-se de uma oportunidade de aproximação maior com a UFS, uma oportunidade efetiva de se sentir parte do universo acadêmico; para os professores e tutores, é um desafio e uma motivação, principalmente para aqueles que tentam romper as distâncias ainda existentes entre as diferentes modalidades de ensino”.

Para o Me. Dean Lima Carregosa, que é tutor a distância da disciplina Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (Cesad) e colaborou com a organização do evento, iniciativas como essa são importantes por vários motivos, sobretudo porque evidenciam a responsabilidade da instituição com a formação docente, estimulam a reflexão da práxis pedagógica e possibilitam a socialização de saberes entre aqueles que se interessam pelas temáticas abordadas. Para ele, “a experiência de participar de um evento como esse é muito importante, desde a concepção até a sua execução. Além disso, cada temática contribuiu para agregar valores à formação dos presentes”.

Para a Coordenadora de Tutoria de Cursos Diversos, Lívia Carvalho, um dos pontos de destaque foi o espaço aberto pelo colóquio para que houvesse maior interação dos tutores, seu reconhecendo enquanto grupo, que podem atuar diretamente na construção do aprendizado dos alunos. “É muito bom ver o empenho dos tutores para que tudo desse certo, sendo uma oportunidade de trazer temas relevantes aos alunos, para que reflitam enquanto estudantes e cidadãos. O bom uso das tecnologias digitais, com certeza, é um fator importante na sociedade atual, e os debates que aconteceram levaram a ótimas reflexões”, concluiu.