Seg, 29 de julho de 2013, 07:23

Eventos movimentam vida acadêmica dos alunos do curso de História

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) tem trabalhado de forma consistente para levar ensino público, gratuito e de qualidade a um número cada vez maior de pessoas, seja na capital ou no interior.

Com a implantação dos cursos na modalidade a distância, a UFS avançou ainda mais nesse processo: o número de vagas foi ampliado e o sonho de ingressar em uma universidade tornou-se realidade para quem mora no interior. Agora, quem vive em Arauá, Brejo Grande, Carira, Estância, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Poço Verde, São Cristóvãoe outros municípios,tem uma universidade gratuita bem perto de casa. E não é só isso!

No percurso dessa conquista, o comprometimento dos professores, tutores, e departamentos, é fundamental para que o aluno tenha o acompanhamento adequado e todo o suporte necessário na obtenção de seu diploma. O Departamento de História (DHI/UFS) é um exemplo disso. Coordenado pelo professor Lourival Santana Santos, um entusiasta da EAD e responsável pelo curso de História, também na modalidade a distância, o DHI busca trabalhar sempre próximo ao aluno e atento às necessidades.

Desde o início do ano letivo/2013, o departamento tem realizado uma série de atividades para os alunos do curso de História, sendo que várias dessas foram destinadas especialmente aos alunos do EAD; cuja média prevista é a de um evento mensal. Citemos então as atividades realizadas nos últimos três meses: I Encontro de Ensino de História; II Encontro de História/EAD (junho); e o I Encontro de História e Historiografia Brasileira (julho).

Segundo Lourival Santana, em entrevista à equipe de Comunicação do Cesad, a participação maciça dos alunos de EAD nesses eventos corrobora também por ser ativa; com espaço para debates, troca de idéias e experiências, e é um sinal de que o curso de História está no caminho certo.

Questionado sobre a importância desses eventos para a formação pessoal e acadêmica dos alunos de História, Lourival acrescenta:

“Esses eventos são importantes, não apenas para o estudante de EAD, mas também para os da modalidade presencial, pois essas ações de extensão se constituem em um dos fundamentos para a formação do profissional em todas as áreas. Nesse semestre, as ações desenvolvidas pelo DHI objetivaram oferecer aos discentes os fundamentos básicos do curso de História, ou seja, o curso de licenciatura em História tem como pilares fundamentais (considerando a sua grade curricular e seus objetivos); ensino, fundamentos teóricos metodológicos, pesquisa, conteúdos disciplinares. No primeiro encontro, foram abordados os conteúdos relacionados à prática de ensino com os conteúdos disciplinares. Já no segundo, discutimos as teorias e a prática de pesquisa, possibilitandoao discente o conhecimento das teorias que poderão embasar a sua prática de pesquisa e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. No terceiro momento, discutimos o conhecimento historiográfico com suas tendências clássicas e atuais”.

Prova da interação professor/aluno de EAD é a receptividade dos alunos nesses encontros. Nesse espaço aberto, eles buscam os professores e tiram suas dúvidas presencialmente, o que torna a interação entre ambas as categorias mais eficiente. O professor então complementa:

“O EAD é uma realidade. Se no início dessa caminhada, há cinco anos atrás, havia certa rejeição a essa modalidade, hoje pensa-se diferente; pois não se destacam apenas as metodologias aplicadas, e sim, a qualidade desse ensino . Até o presencial passou a oferecer atividades on-line, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)”.

Ao fim da entrevista, o professor Lourival fez questão de agradecer a todos que, direta ou indiretamente, participaram das atividades realizadas pelo DHI, em especial aos alunos e professores do departamento, que muito contribuíram para a realização e o sucesso dos eventos.

Atualizado em: Seg, 29 de julho de 2013, 07:27