Sex, 04 de abril de 2014, 13:37

Formandos do curso de Administração Pública colam grau esse final de semana

Os formandos do curso de Administração Pública, oferecido por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm participado de várias atividades em comemoração a esse momento tão especial. Essa semana, uma Aula da Saudade foi realizada especialmente para eles. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe (Cesad/UFS), localizado em São Cristóvão. A solenidade oficial de formatura já tem data marcada. Será realizada amanhã, dia 5 de abril, na Vivência da UFS, com horário previsto para as 17h.

Para professores, tutores e coordenadores, tantos alunos colando grau é uma felicidade muito grande.

Quando questionado sobre a importância da formatura desses alunos para a instituição, o diretor do Cesad, professor Antônio Ponciano Bezerra – referência nacional nas áreas de educação é linguística –, fez questão de dizer:Pouca gente acreditava que alguém se formasse na modalidade a distância em Administração, portanto, estou mostrando que não só as licenciaturas têm formandos, mas os bacharelados também. Estou realmente muito contente por ter abraçado a educação a distancia e vendo que, das licenciaturas ao bacharelado, estamos conseguindo formar e mostrar que a única coisa diferente é a metodologia: uma é presencial e a outra semipresencial. Parabéns para essa turma”.

Na oportunidade, o diretor respondeu a algumas perguntas da equipe de jornalismo do centro que coordena. Acompanhe!

Ascom: Em sua opinião, o que representa mais essa conquista?

PB: O curso de Administração Pública só existe no polo de São Cristóvão, na educação a distancia. Na Universidade Federal de Sergipe, isso representa um marco. Esse acontecimento é uma vitoria, tanto da universidade, quanto do Cesad.

Ascom: Na sua opinião, a educação a distancia já é um caminho consagrado ou ainda enfrenta preconceitos?

PB:Trabalhamos com certa resistência. O curso presencial existe desde quando existe ensino no mundo. A educação a distancia é um projeto do novo mundo. Há resistência e preconceito. Estamos muito bem, obrigado, apesar das resistências e dos preconceitos que existem.

Ascom: Ainda há quem duvide ou desconheça o potencial da educação a distancia?

PB:Somente desconhece e duvida quem quer, porque existe na mídia o que é educação a distancia em todas as faculdades, particulares ou públicas. Se fôssemos colocar no nosso “oráculo” Google o que é educação a distancia, você teria uma infinidade de artigos e outros conteúdos. Não se pode fechar os olhos para essa realidade.

Ascom: O aluno do curso a distancia é um aluno mais engajado na metodologia usada?

PB:Você não encontra aluno engajado no sentido genérico em nenhuma metodologia. Já no ensino presencial encontramos uns 50 alunos. Depois se percebe os que ficam e os que andam, por que na educação a distancia seria diferente? Ela tem o exatamente o mesmo índice de interesse de engajamento, a estatística encosta um no outro. Portanto, isso é normal nos estudantes, não é novidade, defeito ou virtude. Se você analisar as taxas de evasão, verá que se aproximam. Tivemos um período em que formamos oito alunos de Matemática; coisa muito rara formar esa quantidade de alunos em matemática. E esses oito foram os que passaram no concurso do estado, os que fizeram matemática em educação a distancia - por incrível que pareça! Parabéns aos formandos!

Atualizado em: Sex, 04 de abril de 2014, 13:46