Os formandos do curso de Administração Pública, oferecido por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), têm participado de várias atividades em comemoração a esse momento tão especial. Essa semana, uma Aula da Saudade foi realizada especialmente para eles. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe (Cesad/UFS), localizado em São Cristóvão. A solenidade oficial de formatura já tem data marcada. Será realizada amanhã, dia 5 de abril, na Vivência da UFS, com horário previsto para as 17h.
Para professores, tutores e coordenadores, tantos alunos colando grau é uma felicidade muito grande.
Quando questionado sobre a importância da formatura desses alunos para a instituição, o diretor do Cesad, professor Antônio Ponciano Bezerra – referência nacional nas áreas de educação é linguística –, fez questão de dizer:“Pouca gente acreditava que alguém se formasse na modalidade a distância em Administração, portanto, estou mostrando que não só as licenciaturas têm formandos, mas os bacharelados também. Estou realmente muito contente por ter abraçado a educação a distancia e vendo que, das licenciaturas ao bacharelado, estamos conseguindo formar e mostrar que a única coisa diferente é a metodologia: uma é presencial e a outra semipresencial. Parabéns para essa turma”.
Na oportunidade, o diretor respondeu a algumas perguntas da equipe de jornalismo do centro que coordena. Acompanhe!
Ascom: Em sua opinião, o que representa mais essa conquista?
PB: O curso de Administração Pública só existe no polo de São Cristóvão, na educação a distancia. Na Universidade Federal de Sergipe, isso representa um marco. Esse acontecimento é uma vitoria, tanto da universidade, quanto do Cesad.
Ascom: Na sua opinião, a educação a distancia já é um caminho consagrado ou ainda enfrenta preconceitos?
PB:Trabalhamos com certa resistência. O curso presencial existe desde quando existe ensino no mundo. A educação a distancia é um projeto do novo mundo. Há resistência e preconceito. Estamos muito bem, obrigado, apesar das resistências e dos preconceitos que existem.
Ascom: Ainda há quem duvide ou desconheça o potencial da educação a distancia?
PB:Somente desconhece e duvida quem quer, porque existe na mídia o que é educação a distancia em todas as faculdades, particulares ou públicas. Se fôssemos colocar no nosso “oráculo” Google o que é educação a distancia, você teria uma infinidade de artigos e outros conteúdos. Não se pode fechar os olhos para essa realidade.
Ascom: O aluno do curso a distancia é um aluno mais engajado na metodologia usada?
PB:Você não encontra aluno engajado no sentido genérico em nenhuma metodologia. Já no ensino presencial encontramos uns 50 alunos. Depois se percebe os que ficam e os que andam, por que na educação a distancia seria diferente? Ela tem o exatamente o mesmo índice de interesse de engajamento, a estatística encosta um no outro. Portanto, isso é normal nos estudantes, não é novidade, defeito ou virtude. Se você analisar as taxas de evasão, verá que se aproximam. Tivemos um período em que formamos oito alunos de Matemática; coisa muito rara formar esa quantidade de alunos em matemática. E esses oito foram os que passaram no concurso do estado, os que fizeram matemática em educação a distancia - por incrível que pareça! Parabéns aos formandos!