Ter, 26 de agosto de 2014, 12:19

Informe DAA - UAB

COLAÇÃO DE GRAU

• Todos os cursos da modalidade EaD da UFS, com exceção apenas de Administração Pública,
  • estão escalados para o Enade deste ano. Confira a lista!

Devem ser inscritos e fazer o Enade todos os estudantes das licenciaturas EaD da UFS que já tenham concluído 80% da carga horária do curso e também todos aqueles que pretendem colar grau até o final de janeiro de 2015, mesmo que não tenham, no momento, os 80%.
Estão dispensados do Enade aqueles que colarem grau até o dia 30 de agosto de 2014.
As inscrições no Enade são feitas pelas coordenações dos cursos.

O ENADE, POR LEI, É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO E QUEM ESTIVER EM FALTA COM ELE NÃO PODE COLAR GRAU E MUITO MENOS RECEBER DIPLOMA.

A prova do Enade será em 23 de novembro e a divulgação da relação que mostra quem fez a prova está prevista para 16 de dezembro.

ISSO SIGNIFICA QUE:

O pessoal das licenciaturas da EaD que estão se formando agora em 2014.1 ou colam grau até o dia 30 de agosto ou só vão poder fazê-lo após 16 de dezembro. Em suma: só vai poder participar da colação de grau que está marcada para 18 de outubro o pessoal de Administração Pública.

Perceberam a gravidade?

Não?!

Então vou subir no tamborete pra repetir bem alto, quase gritando:

O PESSOAL DAS LICENCIATURAS DA EAD QUE ESTÃO SE FORMANDO AGORA EM 2014.1 OU COLAM GRAU ATÉ O DIA 30 DE AGOSTO OU SÓ VÃO PODER FAZÊ-LO APÓS 16 DE DEZEMBRO. EM SUMA: SÓ VAI PODER PARTICIPAR DA COLAÇÃO DE GRAU QUE ESTÁ MARCADA PARA 18 DE OUTUBRO O PESSOAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Lembrando que, sem colar grau não pega o diploma.

Na linguagem do Sigaa “Graduando” é o aluno que já concluiu todos os créditos obrigatórios e optativos, com tudo já fechadinho no histórico. Esse aluno está pronto para colar grau.
“Formando” é o aluno que está matriculado em tudo que falta para se formar, faltando apenas que o(s) professor(es) encerre(m) a(s) caderneta(s) para que as notas passem para o histórico e seu status mude para Graduando.

Se no histórico do aluno não se encontram as Atividades Complementares (obrigatórias) ele está com o status de “Ativo”.

O QUE FAZER?

Quem está como Graduando já pode se dirigir ao DAA para solicitar, via abertura de processo, a antecipação da colação de grau.

Quem está como Formando deve correr atrás dos professores, da coordenação do curso e/ou do Cesad para que sejam lançadas as notas que faltam e ele passe para a condição de Graduando.
Vamos liberar para que o Cesad faça o que chamamos de consolidação individual: o encerramento da disciplina é feito para um dado aluno, sem precisar esperar que as notas dos colegas da mesma turma sejam lançadas.

CUIDADO: O TEMPO É CURTO

A colação de grau antecipada é feita aqui no DAA.

Mas, é preciso que seja aberto processo no protocolo da UFS, que fica aqui do lado, e que o processo chegue ao DAA.

Feita a colação de grau é necessário que o Coordenador do Curso desfaça a inscrição do aluno no Enade. 30 de agosto, a fatídica data limite para colar grau cai num sábado e só funcionamos até a sexta. Quedas de energia ocorrem, pneus de carro furam, ônibus atrasam e pessoas adoecem.

Portanto, para o bem de todos e felicidade geral da nação, aconselhamos que os concludentes de 2014.1 que não quiserem aguardar para colar grau após 16 de dezembro, façam-no até, no máximo, a próxima quinta. Pro seu consolo, como dizia um amigo meu: isso é como pimenta no olho, depois que passa é um alííívio!!!

DETALHE
O Ofício Circular MEC/INEP/GAB Nº 069 informa que estão dispensados do Enade aqueles que não colarem grau até 30 de agosto devido a atrasos provocados pela greve.
Infelizmente, isso vale apenas para o pessoal do presencial, visto que não houve greve nos cursos EaD.

RELAÇÃO DE FORMANDOS E GRADUANDOS

Segue anexa relação de alunos matriculados em 2014.1 que estão com status de Formandos ou Graduandos. A relação foi gerada em torno das 15h40min do dia 25 de agosto. Se você pretende se formar neste período e o seu nome não se encontra nessa relação, corra atrás, pois está faltando algo no seu histórico.

• Prof. Antônio Edilson do Nascimento
  • Diretor do Departamento de Administração Acadêmica – DAA