Qui, 05 de agosto de 2021, 15:51

Na Capes, nova gestão do Cesad discute avanços para ensino a distância na UFS
Audiência reforçou a parceria entre UFS e CAPES

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Valter Santana, e o diretor do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad-UFS), professor Péricles Andrade, participaram de uma audiência, no último dia 21 de julho, em Brasília-DF, junto à Diretoria de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na ocasião, eles se reuniram com coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância, professor Luiz Alberto de Lira.

A reunião serviu para apresentar à Diretoria de Educação da Capes a nova gestão do Cesad na Universidade. Além disso, o encontro buscou sanar questões financeiras e administrativas relativas ao funcionamento dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito da UFS, e discutir as possibilidades de aberturas de novos editais de oferta de cursos.

De acordo com o professor Péricles Andrade, “as expectativas são positivas para o ensino a distância na UFS, sobretudo em relação à descentralização de recursos e aberturas de novos cursos de graduação e formação continuada.”

O diretor do Cesad ainda disse que foi reafirmado o compromisso institucional da UFS com a capes, “conforme pactuação realizada em 2007 no atendimento das demandas sociais de formação de licenciados e bacharéis no processo de expansão e interiorização do ensino superior.”

“Tivemos uma ótima recepção na Capes, aproximando a Universidade, dentro de um dos eixos de importância para os próximos anos, de fortalecimento do Cesad, de uma maior interação dos pólos da UAB com os municípios sergipanos, para reestruturar e dar melhores condições de ensino para um programa muito nobre, que tem um grande valor para a sociedade,” ressaltou o reitor da UFS.

“Esse encontro serviu para reforçar o compromisso. Daremos continuidade aos nossos cursos e a parceria com a Universidade Federal de Sergipe, que já data mais de 15 anos, apostando sempre na interiorização dos cursos,” frisou o coordenador-geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da Capes.

Histórico

A UFS instituiu, em 2006, o Centro de Educação Superior a Distância, Um ano depois, foi feita a adesão ao programa da universidade Aberta do Brasil para atender as demandas sociais de formação de licenciados e bacharéis. Com isso, houve o ingresso de grupos mais diversificados nos cursos superiores mediante o aproveitamento das tecnologias da informação e da comunicação, que promoveram alterações históricas significativas nos modos de ensinar e aprender.

Além disso, em parceria com estado e municípios, a implantação do programa de UAB pela UFS assegurou a visibilidade de uma política de democratização do acesso ao ensino superior. A implantação ocorreu em 2007 com a oferta de sete cursos de licenciatura e um bacharelado em 13 pólos no interior do estado.

*Lucas Emídio, sob supervisão de Josafá Neto (Rádio UFS)

Atualizado em: Seg, 18 de outubro de 2021, 10:59