O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza, no próximo dia 25 de agosto, a cerimônia de abertura do curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.
O evento online terá a participação da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, e do reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, além de outras autoridades. É aberto ao público e será transmitido pela TV UFSJ em seu canal do YouTube.
A iniciativa é fruto de parceria entre a CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). Coordenado pela UFSJ, o curso, que faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece mais de 150 mil vagas em 43 instituições de ensino superior.
Dividida em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro, Culturas e territorialidades, Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade, a oferta põe em prática a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica do país, nas etapas de ensinos fundamental e médio.
O objetivo do curso é fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professoras(es) e gestoras(es) de acordo com os princípios da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ).
Para acompanhar a cerimônia de abertura do curso visite o canal da TV UFSJ no YouTube a partir das 19h neste link.