O cenário da educação a distância no Brasil tem passado por profundas transformações e debates regulatórios nos últimos meses. Diante desse panorama de transição nacional, o Centro de Educação Superior Aberta e Digital (CESAD) reafirma seu papel estratégico como polo de inovação e democratização do ensino superior público, gratuito e de qualidade, vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Recentemente, a instituição passou por uma importante atualização em sua nomenclatura. Essa transição vai muito além da burocracia ou da estética e, de acordo com a diretora do CESAD/UFS, Profa. Dra. Ana Figueiredo Maia, simboliza o amadurecimento e a evolução do modelo de ensino praticado pelo Centro.
"O CESAD deixa de ser Centro de Educação Superior a Distância para se tornar Centro de Educação Superior Aberta e Digital não porque abandona sua história, mas porque deseja afirmar com mais clareza aquilo que pretende continuar sendo: um centro de referência em educação pública mediada por tecnologias, comprometido com formação de qualidade, presença nos territórios e atuação estratégica, na consolidação da educação digital, na Universidade Federal de Sergipe."

Compromisso com a qualidade
Enquanto o mercado educacional brasileiro lida com os reflexos de uma expansão acelerada e de ofertas pouco reguladas no setor privado, o CESAD trilha o caminho inverso, consolidando-se pelo rigor acadêmico. O foco da gestão está direcionado para a reestruturação do modelo tecnológico, a expansão de projetos de extensão e o constante suporte à comunidade acadêmica.
A meta para os próximos períodos é intensificar o uso de tecnologias educacionais que encurtem distâncias, sem abrir mão do acolhimento humano e do padrão de excelência que caracterizam a história do ensino a distância na UFS.
Para ler a reflexão completa e contextualizada sobre as políticas nacionais de EaD, você também pode acessar o artigo original publicado no portal ClickSergipe.


