Sex, 09 de novembro de 2012, 14:22

Fórum reúne coordenadores do sistema UAB para apresentação do balanço de 2012

Terminou ontem, dia 8, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o 6º Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O diretor de Educação à Distância da Capes, João Carlos Teatini, destacou a atuação das instituições de ensino superior participantes do sistema UAB e da equipe da Diretoria de Educação à Distância (DED) da Capes para o alcance de números extremamente representativos para o sistema, como as mais de 140 mil matrículas nos cursos de licenciatura, 24.207 no bacharelado, mais de 6.877 no nível tecnólogo, mais de 66 mil nas especializações, 21.176 para aperfeiçoamento e 2.800 no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Juntando também os cursos de formação pedagógica, extensão e sequencial, totalizam-se 268.028 matrículas ativas em outubro de 2012 e 42.611 concluintes até este período.

Em sua apresentação, Teatini também apresentou os eixos para a consolidação do sistema UAB e o quantitativo de instituições públicas de ensino superior (Ipes) vinculadas ao sistema: 103, sendo 56 universidades federais, 30 estaduais e 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Também fazem parte do sistema 636 polos de apoio presencial, com destaque para a região Nordeste, com a maior quantidade de polos (218) e para a região Norte, com maior quantidade de polos proporcionalmente à quantidade de municípios (existem polos instalados em 19% dos municípios da região).
A presidente do Fórum de Coordenadores UAB, Denise de Paula Martins de Abreu Lima, reforçou a importância deste envolvimento tanto presencial quanto no ambiente virtual de trabalho da UAB (ATUAB). Também destacou a relevância do encontro, que serve como um meio de troca entre os coordenadores e a DED. "Espero que façamos deste encontro um momento de troca de experiências, lembrando que estamos em um processo contínuo e que ainda não chegamos ao resultado final, afinal, qualidade é assim: vamos aprendendo com os erros para que esse sistema se transforme cada vez mais em algo que nos dê orgulho, mais ainda do que já nos orgulhamos."
Palestras
Durante os dois dias do Fórum, foram discutidos temas como "Reconhecimento de Cursos Superiores de Graduação", "Educação a Distância: oferta, características e tendências dos cursos de licenciatura em pedagogia", "Evasão em Cursos a Distância" e "Institucionalização da Educação a Distância nas IPES". Também foram apresentados o Relatório de Gestão 2012, o documento com o descritivo dos parâmetros de fomento do Sistema UAB e o Guia de Orientação aos Coordenadores UAB.
Balanço
Além das apresentações de temas referentes a educação a distância, os coordenadores da Coordenação Geral de Supervisão e Fomento (CGFO), Coordenação Geral de Inovação em Ensino a Distância (CGIE) e Coordenação Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância (CGPC), Aloisio Nonato, Jean-Marc Georges Mutzig e Marcello Ferreira, apresentaram o balanço das ações realizadas em 2012 pela DED e projeções das coordenações para 2013. Os arquivos apresentados estão disponíveis no ATUAB.

(com base no texto de Natália Morato)

Atualizado em: Sex, 09 de novembro de 2012, 14:34